BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A La Carte ou por Quilo?


Fui almoçar num shopping dia desses e, enquanto esperava as outras pessoas trazerem suas refeições, acabei notando os pratos alheios: alguns dignos de obra de arte, oriundos de restaurantes à la carte, com os alimentos alinhados, decorados com capricho e cheios de cores, ou seja, beirando a perfeição e repletos de harmonia.

Outros, no entanto, eram pura bagunça: feijoada com sushi, comida chinesa com picanha grelhada e salada com molho vinagrete por cima do macarrão.

Muita informação para um prato só, pensei com meus botões.

Acontece que essa cena ficou na minha cabeça porque, na verdade, nossos relacionamentos são assim: ou por quilo ou à la carte.

Ok, vocês devem estar pensando: “essa louca bebeu algo muito forte nesse almoço para traçar um paralelo assim”.

Mas, por favor, reflitam. Isso é muito verdadeiro.

Aliás, queria saber quem aqui nunca fez uma dessas: entrou de cabeça em um relacionamento e começou a colocar coisas onde elas nunca deveriam ter ido parar.

Um exemplo? Aquele menino lindo, que não trabalha, mas que é um fofo, toca violão, leva florzinha feita de guardanapo para te presentear, e você, executiva, de salto alto e batom, deixa a carência falar mais alto e daí fantasia uma relação.

Pronto! Tá feita a mistureba toda. Na certa tem sushi nessa feijoada!!

Outro exemplo: ele insiste em dizer que está se separando, que mais dia ou menos dia ele será todinho seu. E você, tolinha, acredita nas palavras do bonitão, afinal, ele é um ‘gaaaato’, tem um carro m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, vai te levar para velejar em Paraty. Assim que se separar, é claro.
Nesse caso, tem camarão na salada de peito de peru.

Agora, quando a gente carrega um relacionamento por muitos anos, acaba nem percebendo que os sabores (e os dissabores, por quê não?) se misturam ao longo do tempo.

Quando se dá conta, a coisa virou um bolo indigesto, daqueles que deixam gosto de ressaca na boca, se bem que, nestes casos, a ressaca fica mesmo na consciência.

Daí, nem chá de boldo adianta.

Por isso tenho pensado tanto se quero um relacionamento à la carte ou por quilo.

Porque, no primeiro caso, tenho a escolha dos “ingredientes” nas minhas mãos – sei qual foi minha opção, sei que preferi aquilo que gosto mais, que me adapto mais, e que está à altura do meu paladar. Talvez eu venha a conhecer outros sabores, mas isso faz parte das minhas escolhas e, engolir ou não, é uma delas.

Já no segundo caso, o problema está, muitas vezes, na falta de maturidade para escolher os itens corretos e fazer as combinações sadias (eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha e nós dividimos as contas, os problemas, as soluções. E não: eu trabalho, eu pago a conta, eu resolvo tudo sozinha).

Neste modelo certamente haverá um mix nada sutil de gostos que nunca poderemos prever – alguns amargos, alguns ácidos –, mas que descerá garganta abaixo deixando lembranças. E o resultado de tanta mistura se dará na balança... Emocional, é claro!

Portanto...

– Garçom, o cardápio, por favor!
postado por Andréa

5 comentários:

Di Valente disse...

Realmente os relacionamentos, creio que a maioria estão mais pra feijoada com sushi do que para pratos com alimentos alinhados e bem decorados.....rsrs....
Bagunça ge-ne-ra-li-za-da rsrs....
Amei seu texto e sua comparação Déa.
Bjssss

Andréa disse...

Tks, Di!!!
Dieta nos relacinamentos já!!!!
ahahahahahha
Bjs,
Déa

Marcos Cruz disse...

Achei bárbaro! Parabéns!

E isso não se aplica somente as usuárias de salto alto e batom, mas aos barbudos engravatados também. Não vamos esquecer que no século XXI as mulheres com sede de independência e igualdade também brincam conosco. Com tantas opções e desilusões, fica difícil escolher entre as duas opções. Portanto, tudo depende do momento...


Dietas são sacrificantes... Não duram por muito tempo, não acha? rs...

Denise disse...

o problema é que dieta é um saco de se fazer... chega uma hora que a gente tem q escolher o que quer de verdade, pq viver em dieta enche a paciência! rs

Andréa disse...

reeducação alimentar!!
(e "emocionar" também)!!!
hahahahaha