BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 14 de abril de 2009

Nosso Consumo Excessivo de Cada Dia


O que realmente necessitamos para sermos felizes?

Muitas vezes me pego fazendo essa pergunta. Acho que tudo está, a cada dia mais, caminhando para uma direção errada - nossas idéias, nossos valores.
Ter dinheiro, minha gente, é ótimo, mas é tudo? Dinheiro traz mesmo a tal felicidade que todos buscam?
Não acredito que dinheiro seja tudo na vida e acho que isso depende muito de nossa criação e da cidade em que vivemos. Por exemplo, uma pessoa que mora no campo, em uma cidade pequena, planta e cria tudo o que come, respira ar puro, não tem o stress da cidade, com o pouco que ganha consegue se sustentar, sem passar necessidade, tem tempo para estar com sua família, não vive sempre estressado por problemas no seu trabalho. Essa pessoa é feliz. Feliz em sua simplicidade.
E quem mora em uma cobertura quadriplex no metro quadrado mais caro de uma grande metrópole, tem filhos, mulher, um cachorro, uma casa de praia, uma casa no campo e dinheiro, mas muito dinheiro para fazer o que bem entende a hora que quiser, é feliz ? Não necessariamente! E por quê? Porque, provavelmente, vivem estressados com o trânsito da cidade, necessitam sempre comprar suas roupas, sapatos, carros do ano para mostrar aos outros o que têm e que estão sempre antenados com o mundo dos ricos e famosos. Têm milhares de contas pra pagar todo o mês e, em alguns casos, podem até estar quebrando, mas não perdem a pose. Trabalham iguais a uns loucos, vivem estressados e têm pouco tempo pra família.
Agora te pergunto: qual das duas pessoas citadas acima você gostaria de ser? O que tem ou o que não tem dinheiro?
No mundo capitalista em que vivemos hoje, as pessoas só pensam em dinheiro, dinheiro e mais dinheiro, sempre querem mais e mais, compram desenfreadamente, sem mesmo ter um porquê, compram por pura futilidade, muitas vezes somente para ter o gosto de mostrar às pessoas e dizer: “olha o que eu comprei”. Mas por quê? Pra quê?
A felicidade é uma realização pessoal e, nem sempre o comprar consegue agradar essas pessoas.
Esse consumo desenfreado e obsessivo nos prejudica sim e irá prejudicar ainda mais as futuras gerações que estão cada vez mais consumistas.
Nós não passamos de marionetes, a mídia e o comércio em geral fazem conosco o que bem entendem e muitas vezes não nos damos conta disso.
Pessoas devem ter ambição, precisam consumir, mas é justamente a forma como as coisas são "vendidas" para nós é que é o problema. Vivemos em um mundo de muita competição - logo, temos que competir (teoricamente).
Até mesmo as crianças são forçadas a competir e serem as melhores dentro da escola, no clube, no parquinho e isso vem de onde ? dos pais, da mídia, dos programas de tevê e, claro, das outras crianças, que têm pais demasiadamente competitivos. Percebam que todos os dias somos massacrados com milhares de informações vindas através dos meios de comunicação que, indiretamente, faz com que nos tornemos, cada dia mais, pessoas consumistas, muitas vezes fúteis e com um único desejo: o de acumular mais riquezas.
Quantas vezes estamos depressivas (principalmente as mulheres... rs) e o que fazemos para aliviar o stress? Compras!!
O que você fala para uma criança quando ela não quer fazer determinada coisa? “Se você fizer isso te dou aquilo”. Você está ensinando essa criança a ser “consumista” e ela já vai crescer sabendo que é bom “consumir”, porque é bom sim, mas o problema é que não é todo mundo que é consciente.
Acredito que precisamos de POUCO para ser MUITO felizes!

E para terminar deixo aqui essa frase que acho além de engraçada a mais pura realidade.

"Status é comprar uma coisa que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para mostrar pra gente que você não gosta, uma pessoa que você não é"
Postado por Diana

1 comentários:

Denise disse...

kkkkkkkkkk adorei a frase final! ela resume exatamente td o que vc disse! é perfeita! rs