BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Loucas Por Sapatos


Que mulher nunca perdeu minutos e mais minutos em frente de uma vitrine de sapatos??

Salto agulha, anabela, sem salto, sandálias, rasteirinhas etc...

Tudo indica que os calçados foram inventados na Mesopotâmia para a travessia de regiões de difícil acesso. Mais tarde, durante o Império Romano, os sapatos virariam símbolos indicativos de classe social. Já no teatro grego, quanto mais alto o status social de uma personagem, mais alto era seu salto. E saltos altos, por sua vez, há muito têm associação com a sensualidade. Cortesãs japonesas costumavam usar megatamancos, prostitutas da Roma antiga se jogavam com seus altos altíssimos, e Catarina de Médici lançou mão deles ao se casar com Henry II da França. Daí é fácil entender porque as sandálias seguem com sua capacidade de ligar a auto-estima das mulheres no máximo. Já ouvi alguém admitir ter amigas baixinhas que poderiam até sair sem roupas, mas não sem saltos. Marilyn, inclusive, costumava dizer que as mulheres deveriam agradecer a quem inventou o salto alto. Ela tinha razão, pois salto é poder. É realmente como algo que coloca você num pedestal.

Afrodite — a deusa grega do amor — era freqüentemente representada nua, apenas com um par de sandálias nos pés. A rainha francesa Maria Antonieta tinha um criado exclusivamente para cuidar dos seus 500 pares de sapatos — que estavam catalogados por data, cor e modelo. No final da década de 10, nasce o tênis. Em 1930, surgem as sandálias plataformas. Por volta de 1822, sapateiros norte-americanos criaram os primeiros sapatos ‘‘direito’’ e ‘‘esquerdo’’. Estes sapatos, chamados ‘‘tortos’’, viriam para contribuir e muito para o conforto dos pés. Imelda Marcos, a ex-primeira dama das Filipinas era dona de três mil pares de sapatos e inaugurou um museu no país especialmente montado para exibir 220 pares da coleção. Evita Perón, ex-primeira dama da Argentina, não ficava para trás. Tinha 900 pares.

Ele fascina até em conto de fadas, quem não conhece a historia de cinderela, que desde cedo mexe muito com a cabeça das meninas com seu sapatinho de cristal.

As meninas começam a gostar de sapatos cedo, qual é a filha que nunca colocou salto alto da mãe e saiu pela casa, fazendo um barulho. A minha filha tem 3 anos,e já tem uma loucura por sapatos,ela não pode ver modelos novos que já fica pedindo.

Tanto que os fabricantes já estão sentindo que o mercado de sapatos infantis aumenta 15% ao ano. Assim,inovaram os modelos,qualidades,os sapatos das meninas estão mais parecido com os das mães.

O psicólogo Alexandre Marques diz que a paixão por sapatos não tem nada de anormal. Está dentro do quadro de manias características do ser humano. Segundo o especialista, o sapato pode mostrar um pouco do humor de cada um. ‘‘A pessoa vai escolher o sapato de acordo com a ocasião e com o estado de espírito. Salto alto, por exemplo, passa uma sensação de superioridade, destaque’’, diz.

Não importa se fazem barulho, se incomodam... Continuam sendo amados pela maioria das mulheres como símbolo do poder feminino. Eles faze a cabeça das mulheres e até provocam fascínio ou uma espécie de fetiche.Loucura????

Foi pesquisado nos sites:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sapato
- http://www.museuvc.com
- Nas revistas sobre economia.


Dica de leitura para as mulheres que são loucas por sapatos:

- Eu Quero Aquele Sapato! Tudo sobre uma Obsessão Feminina - Paula Jacobbi, Editora Objetiva.

- Por que os homens jogam e as mulheres compram sapatos??? – Satoshi Kanazawa e Alan S. Miller,Editora Prestígio.

Postado por Gabriela

4 comentários:

Denise disse...

Aaaai Gabi, eu e a Carrie Bradshaw (Sex and the City) concordamos com vc EM TUDOOOO!!! Sapatos mudam até o humor da gente! rs Beijos

Di Valente disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Di Valente disse...

Sinceramente adoro sapatos, acho lindo !
Porem a um bom tempo não tenho mais condições de usar os com salto alto principalmente, pq depois fico com uma dor na sola do meu pé que ninguém imagina.
Então opto mais por rasteirinhas e tênis....É uma deliciaaaaa usar tênis....Amoooo rs........
Aliás se fizesse um blog só meu seria "De Rasteirinha e Batom" rsrs

Andréa disse...

Costumo dizer que sapatos de salto alto promovem um real aumento da autoestima.
Quem nunca se sentiu poderosa num scarpin, atire o primeiro chinelo!!!
BJs,
Déa