BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 9 de maio de 2009

Para minha vozinha, a minha saudade.


“Hoje ia postar sobre a Felicidade, mas o que vou escrever reflete exatamente o contrário.Eu tenho uma Avó, a única viva ainda, mãe da minha mãe, que mora conosco desde que meu avo ficou doente e faleceu, há exatamente 14 anos. Esse ano ela completa 90 anos de vida, assim espero, digo isso porque essa semana ela esta na UTI, desde terça feira e hoje quando fui visitá-la, a médica colocou em palavras o que o meu coração já esta sentindo. O estado dela é bem grave e ela piorou muito de ontem para hoje, então essas 24 horas de hoje até amanhã serão cruciais para o diagnóstico dela.”


Esse é uma parte do texto que eu estava escrevendo para postar sábado passado e honestamente não tive a menor condição de continuar, não mesmo. Foram exatamente oito dias de agonia e angustia, uma dor no coração uma pressão no peito, nunca na minha vida achei que passaria por tamanha Dor que senti essa semana.Quero deixar registrado aqui a minha homenagem a essa Grande Mulher e Ser Humano que foi minha vozinha, e tentar mostrar para vocês o que ela significou na minha vida.


Nascida em 09/08/1919, em Santa Cruz das Palmeiras. Interior de São Paulo, perdeu a mãe com apenas 8 anos de idade e teve que aprender sozinha como cuidar da sua família, ME lembro que ela contava que precisava subir em um banquinho de madeira para alcançar pia e fogão para assim poder cozinhar para seu pai e seus irmãos mais novos. Seu pai casou novamente e a “madrasta” na mais pura interpretação do nome a fazia trabalhar como gente grande, Me lembro também quando contava que, quando tinha 12 anos já encerava o chão da sala inteira de joelhos.Minha avó teve uma infância super feliz e uma adolescência nada fácil, E foi em uma Quermesse no Bairro do Pari em São Paulo que minha avó conheceu o amor da vida dela, ela costumava relatar como era o meu avô, Um Homenzarrão Alto, magro, bonito de chapéu com quem casou com 24 anos. Desse casamento nasceu três filhos, minha mãe sendo a mais velha e eu a neta caçula.


A proximidade que tinha com meus avós maternos era linda, me lembro da infância que eu tive na casa deles, era uma casa enorme no bairro do Carrão, com pé de mamão, limoeiro, manga, mesa de pingue pongue, me lembro do quartinho de ferramentas do meu avô da onde saia casinhas de bonecas, caminhões, aviões, tudo em madeira para mais tarde enfeitar nossos quartos, lembro da minha hora preferida, era quando ela me colocava em cima da pia para fazer “Comidinha” junto a ela, me dando cenourinhas pequenas para ajudá-la a cozinhar, da infância que me proporcionou nos acolhendo em seu apartamento na praia.Com a doença do meu avô eu tive o que descobriria mais tarde a felicidade de ter a minha avó morando comigo em casa, Foram 14 anos que ela fez parte diária na minha vida, Ahhh como eu fui feliz e abençoada ao seu lado Vó.


Do cabelinho branco como a neve, das caretas que a senhora fazia, do bolo “peteleco” com café com leite, das brincadeiras com os seus braços, dos olhinhos verdes liiiiiiiindos, das mãozinhas que sempre pediam para se encostarem às minhas, das nossas brincadeiras e risadas, da “CAIXA DE BOMBOM”, e do que eu mais gostava dos nossos abraços para sentir o coração, como à senhora costumava dizer.Minha avó era semi-analfabeta, só sabia assinar o nome, mas lia livros, escutava as noticias, sabia falar de todos os assuntos, era amável, serena, bonita por dentro e por fora e não interessava a hora que fosse ela sempre me recebia com um sorriso imenso e sincero.Ahhhh Vozinha como era bom “resmungar” sobre o que comprar de presente para a senhora, alias foram 90 anos não é mesmo e aja criatividade para presente rsrs.


Vó, o que me conforta é saber o quanto a senhora foi amada por todos e o quanto a senhora foi feliz e se eu conseguir ser um pedaçinho do Enorme Ser Humano que a senhora foi eu também poderei ir em paz.


Vózinha Querida, prometo que eu serei o mais feliz que eu puder como a senhora sempre me pedia, vou sentir muito, infinitamente a sua falta física, mas nossos corações estarão sempre colados, igualzinho aos nossos abraços.O Céu ficou mais azul essa semana e tenho certeza que terei uma estrela só minha me guiando para sempre.


TE AMO VOZINHA, VÁ EM PAZ.





Postado por Juliana

3 comentários:

Denise disse...

Nossa Ju... não tenho nem palavras, de tão emocionante que foi o seu texto. Tenho certeza que sua avó sabia de todo este amor que vc sente por ela e está levando consigo todo este sentimento, deixando o céu, como vc disse, mais azul. Força, amiga. Beijos

Di Valente disse...

Tbm vou sentir muuuuuitas saudades da vovis !

: - (

Linda a foto......

Andréa disse...

Miga (e eu já chorando em bicas...),
foi realmente emocionante ler isso.
Sua avó foi uma grande mulher, um exemplo mesmo.
Sem contar que era uma fofa - em todos os sentidos.
Penso que são exemplos como esse que devemos seguir ao invés de lamentarmos da vida os pequenos problemas que aparecem.
Força sempre!!
Estamos todas com você!!
Bjs e não se esqueça:
AMOLHE!!!!