BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Passado que não passa



Às vezes fico pensando em como ações do passado têm o dom de modificar todo o seu futuro. É incrível como coisas simples como falar alguma coisa ou não fazer algo, muda e atrapalha completamente a sua vida. Se a gente pudesse prever o estrago que certas pessoas trariam para nossas vidas, no exato momento em que a conhecemos, poderíamos evitar cada situação que ninguém merece passar. Pior ainda é quando você conhece uma pessoa, permite que ela faça parte da sua vida e depois fica se perguntando: aonde eu estava com a cabeça quando permiti que isso acontecesse?
Com escolhas também é assim. Quantas vezes você já se perguntou: porque eu decidi fazer isso da minha vida? Se no momento de ter que marcar aquele X eu soubesse de verdade como seria dali pra frente, poderia ter mudado de opção. Eu acho muito injusto termos que escolher quem, onde, com quem, e quando fazer alguma coisa sem saber como será depois. O futuro me dá medo porque é algo que simplesmente não podemos prever. Por mais que a gente trace metas, a vida sempre prega uma das suas e acaba desviando alguns caminhos.
Eu sei que não tenho do que reclamar. Minha vida está ótima, meu presente está exatamente como eu previa meu futuro e eu sou uma pessoa feliz. Mas me arrependo de ter aberto as portas da minha vida para algumas coisas e pessoas. É muito triste quando você percebe que tem gente que passou pela sua vida e que não deixou nem saudade. Eu tenho "amigos pra sempre" que eu não vejo há anos e, sinceramente, não me faz falta. Não é triste isso?
O passado da gente é uma coisa complicada. Parece que é uma ferida que não fecha nunca, porque a todo momento, você está fazendo alguma coisa na sua vida que é reflexo de alguma opção feita no passado. E, enquanto estamos fazendo esta tal coisa no nosso presente, vamos criando o que será o nosso futuro.
Tô meio filosófica hoje, né? Esta coisa de tempo relativo e o amanhã não existe faz parte das incansáveis aulas de filosofia da faculdade. Mas não sei porquê, me bateu esta angústia de tempo perdido. Sim, porque quando você lembra de coisas que não deram em nada (a não ser em raiva) dá uma puta sensação de tempo perdido.
Dia destes outra bomba foi detonada em Londres. Outro ataque terrorista. Mais não sei quantas pessoas mortas. "Ontem", centenas morreram em outros ataques nos EUA, Espanha e em Londres. Sem contas as incontáveis que morrem todos os dias nas guerras do Oriente Médio. E aquelas outras da "guerra civil" do Rio de Janeiro? Como é que a gente pode pensar num futuro sabendo que o nosso presente está assim? Que mundo é este que a gente vive? E mais: você já parou pra pensar q isso td está acontecendo por causa de ações do passado? Pois é. O passado é mais presente na nossa vida do que a gente imagina. Nem sempre aquele ditado: o que passou, passou, funciona. Você conversa com seu passado o dia inteiro.


Postado por Denise

4 comentários:

Di Valente disse...

Tá tudo interligado, passado, presente e futuro....
Realmente existem decisões que tomamos em nossas vidas que nos acompanham sempre. Quando são decisões que fazem com que a gente tenha algum "futuro melhor" ok, o problema é quando é a desisão mais errada que vc poderia tomar....Aí só posso dizer que f. forever your past and future...kkkkk

Bjssssssssss

Anônimo disse...

Testando Comentário. Bjs Diana

Evy disse...

Realmente tu tá filosófica, Dê!
Mas acho que as coisas são assim mesmo, pelo menos tem gente que aprende alguma coisa com esse "abrir de portas" para pessoas ou coisas erradas.

Gabi disse...

Realmente o passado fica na nossa mente...Tem horas que gostaria de voltar ao passado,pois,faria alguma cois diferente....
Principalmente depois que meu pai morreu,queria voltar ao passado para tê-lo de volta...
Amei seu texto...Bjs