BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 16 de maio de 2009

Simplesmente Sorria

"A felicidade começa no cérebro. Faça algo bem feito, receba um agrado ou um carinho ou ache graça em uma piada, e seu sistema de recompensa se encarrega de fazer com que as regiões do cérebro que cuidam de movimentos automáticos -aqueles que fazemos sem precisar pensar- estampem um belo sorriso em seu rosto.
Se ele é genuíno, essas regiões do cérebro tratam de elevar os cantos da boca, relaxar as sobrancelhas e, o mais importante, apertar levemente as pálpebras.
É acionado também o córtex órbito-frontal (OFC), parte do cérebro que registra quando algo de bom acontece -como a causa do sorriso.
O sorriso forçado, aquele que damos tantas vezes para a câmera, é diferente. Ele parte de regiões do cérebro que comandam movimentos voluntários e não causa ativação do OFC. Não diz, portanto, ao resto do cérebro que algo de particularmente bom aconteceu.
Ou seja: você pode até sorrir por fora, mas seu cérebro sabe que você não está sorrindo por dentro.
O incrível é que estampar um sorriso no rosto pode bastar para que comecemos a nos sentir bem. O truque funciona mesmo se você instruir um ator a montar um sorriso, músculo a músculo.
Quanto mais os atores aprendem a dominar o músculo que circunda as pálpebras, adotando uma expressão de felicidade genuína, mais seus corpos começam a se preparar para a felicidade, proporcionando-lhes um bem-estar que eles não sabem explicar.
A neurociência, contudo, explica: um trabalho recente mostrou que o sorriso genuíno já basta para ativar o córtex da ínsula, região do cérebro que nos dá sensações subjetivas como a do bem-estar.
Ver alguém sorrir também funciona. Um sorriso no rosto de quem fala com você aciona as mesmas áreas do cérebro responsáveis pelo seu próprio sorriso, inclusive a ínsula e o OFC.
É como se ver alguém sorrindo bastasse para você se sentir sorrindo por dentro também. Uma vez que seu cérebro repete por dentro o sorriso que ele vê por fora, o bem-estar do outro é contagiante. Felicidade gera felicidade: ela passa de um cérebro para o próximo por meio do sorriso.
E, se tudo isso ainda não bastar para você começar a sorrir agora mesmo, eis uma razão a mais: o OFC, que é acionado automaticamente quando vemos uma pessoa bonita (feia não serve!), fica ainda mais ativo quando essa pessoa sorri.
O sorriso é, portanto, o tratamento de beleza mais rápido, barato e democrático que a natureza -e a neurociência- já inventou...

Estampar um sorriso no rosto pode bastar para que comecemos a nos sentir bem
Suzana Herculano-Houzel - Neurocientista, professora da UFRJ."

Lembro-me de uma vez quando ainda morava em Londres que o meu ex-namorado me dizia que não entendia o porquê das pessoas na rua sorrirem para mim, assim, do nada. Foi quando um dia eu percebi que na verdade elas apenas retribuíam o MEU sorriso, isso mesmo povo, eu andava na rua simplesmente com um sorriso estampado na cara rsrsr.

1. O sorriso contagia. 2. O sorriso atrai. 3. O sorriso clareia a comunicação. 4. O sorriso rejuvenesce entre sete a oito anos.

E mais, o Sorriso é de graça, não nos custa absolutamente nada, já perceberam que as pessoas que sorriem mais, são as que mais atraem as pessoas, as que conseguem levar a vida de uma forma mais leve. Não é ótimo quando estamos com pessoas que simplesmente nos fazem bem, e nesses casos o sorriso é automático. E quando damos aquela gargalhada que chega a doer a barriga de tanto que rimos parecendo que vamos morrer sem ar, alias aquela expressão “morrer de rir “justifica bem como funciona. E quando não temos vergonha de rir de nós mesmo, eu sou mestre nisso porque no meu caso, sou um pouco atrapalhada, tropeço, derrubo as coisas, etc etc, imagine se eu encarasse tudo isso de uma forma negativa, iria viver mal humorada.
Sorrir faz bem, traz carinho, mostra respeito, nos iguala diante do universo, quebra o gelo em situações constrangedoras, o sorriso é uma linguagem universal, e se você leu o texto acima, o sorriso ainda nos faz ficarmos mais bonitos.

Portanto, trate de começar a sorrir já, porque eu estou terminando esse texto com um belo sorriso para todos vocês.


Postado por Juliana

6 comentários:

Denise disse...

Di, ta ai uma coisa q é mega verdadeira: é mto fácil sorrir para vc. Vc sorri com os olhos, passa ternura no olhar. Por isso que é impossível ficar triste - e quieta - ao seu lado! rs beijos

Andréa disse...

A Denise deve estar meio "doida" - escreveu para a Di no texto da Ju....
hahahahahahahahaha
Só rindo mesmo!!!
E Ju, minhas melhores gargalhadas foram com você e com as meninas.
Aliás, morro de rir até hoje das nossas palhaçadas.
AMOLHES!!!!

Denise disse...

Gente, é a idade! kkkk Ju querida, me desculpe! Eu quis dizer Ju e td aquilo q eu escrevi foi realmente pra vc. Perdoe esta anciã...rs Beijos

Di Valente disse...

Aêeee Dê coroquinha rsrs....Vc me ama né kkkkk

Realmente rir, sorrir faz bem !
Já demos tantas risadas juntas e com certeza ainda daremos muitas outras pelos anos de amizade que ainda temos pela frente uhuhuhuhuh

Bjs

Di

Denise disse...

Eu tô igual a minha avó, que para chamar um neto, diz o nome de todos os oito! Assim, não tem como errar, um, pelo menos, vai olhar! :o)
Ju, desculpe, de novo. Beijos

Anônimo disse...

Acho maravilhoso..sorrir..não existe igual.Não consigo ficar séria um só minuto...
Amei sue texto foi o melhor até agora
Bjs