BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 16 de agosto de 2009

Quando o Corpo Fala.




“O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.”

Somos constituídos de Coração, Cérebro, Fígado, Pulmão, Rins, Bexiga, Intestinos, Sangue, entre Outros Orgãos e também Sistemas, tais como, Circulatorio, Muscular, Reprodutor, Respiratorio, entre outros.Trabalhamos como uma prefeita engrenagem, cada orgão cumprindo o seu papel e seguindo as suas funções com maestria, mas e quando uma delas falha??E quando algum Orgão entra em falencia e colapso, e quando os sistemas entram em pane??? O que o Corpo esta tentando nos dizer??? Já prestaram atenção a isso?????
Existem alguns estudos que podem nos dizer muitas coisas sobre o nosso corpo que nem imaginamos, uma vez há muito tempo li um livro que se chamava “Ta na Cara”, que fala sobre o estudo o estudo das formas da face, como o nariz, formato dos olhos etc etc, esse estudo se chama Fisiognomonia, que é a técnica de conhecer e diagnosticar as condições de saude de uma pessoa pela observação de sinais e formas da face e outras partes do corpo. Ciencia Antiga , muito utilizada pelos médicos orientais, constitui hoje um importante recurso de diagnostico de medicina natural e se baseia na analise de manchas, rugas, marcas, sinais, dilatações , inchaços e mesmo na forma natural de uma determinada área.Para facilitar o estudo e compreender melhor sua aplicação , a Fisiognomonia divide a face em áreas, cada uma delas corresponde a um órgão interno, aparelho ou funções biológicas importantes. Isso traduz a forma do nosso nariz, olhos, boca , etc
O mesmo se aplica com a Reflexologia, que se baseia no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo, Isso aplica-se também a Acumpultura (veja o exemplo da Acumpultura Ouricular) e outras formas não tão convencionais de prestar atenção e cuidado com o corpo.
Nosso corpo é reflexo de tudo o que fazemos, pensamos, agimos e a forma como encaramos a vida se reflete literalmente na nossa Imagem, quando digo isso, pense nas pessoas que são Obesas, se forem analisadas, a maioria delas com certeza são pessoas super ansiosas e descontam na comida as frustações e angustias que carregam na vida.Não estou dizendo daquelas pessoas que realmente sofrem de algum problema de saúde, mas sim daquelas que depositam na comida a salvação ou a busca de alguma resposta, da mesma forma que acontecem com os Alcoolatras, os Fumantes , etc etc. Quem já não se acabou com uma barra de chocolate só por estar nervosa???
Se soubessemos traduzir o que o corpo quer nos dizer, tenho certeza que não sofreriamos tanto por problemas tão pequenos. Você já chegou a sentir aquele nó na garganta, ou a sensação de estar engasgado com alguma coisa, é como se você tivesse algo a dizer para alguém e nÃo o fez, pois é, isso reflete diretamente na Garganta, e a tensão nos ombros, porque algo que passa pela nossa cabeça acaba os afetando, já que todo os stress que sentimos vai parar exatamente nos Ombros, sabe a sensação de peso, se pararmos para pensar, o que será que estamos realmente carregando nas costas??? Lógico que não estou me referindo aos machucados de um jogo de futebol, ou uma torcida no tornozelo rsrsr.
Vou dar outro exmplo, há um tempo atras eu descobri que estava com Gordura no Fígado e quando contei para a minha terapeuta( não sei se já mencionei que faço terapia), que aplica a Terapia Holistica ( Buscando o equilibrio entre Corpo , Mente e Alma ), ela me deu uma breve explicação do porque eu estar com isso, O fígado é o Orgão das emoções, e a Gordura como a maioria das pessoas já sabem, é uma capa protetora, portanto eu Juliana tenho sim problemas em lidar com as minhas emoções e o corpo arrumou uma fora de me alertar que eu tenho realmente que aprender a lidar com elas.
Existem vários exemplos e acredito que com cada um de nós aconteça algo parecido, O nosso Corpo merece mais atenção e cuidado, principlamente com o que comemos, não é uma tarefa facil ainda mais com a vida que levamos, mas isso não justifica pelo menos não tentar mudar alguns Hábitos.
Já que estamos nessa vida, com o Corpo que temos, que tal dar uma boa caprichada e cuidar dele da melhor forma que pudermos, porque não adianta querer um mundo melhor, se nem de nós mesmos sabemos como cuidar.


Postado por Juliana

2 comentários:

Unknown disse...

Amazing my dear! Love you!

Andréa disse...

Ju,
meu corpo tá dizendo assim: Sai gordura desse corpo que não te pertence!!!!!
hahahahahahaha
Agora falando sério.
A minha terapeuta diz que quando a gente não pára na vida, a vida dá um jeito de parar a gente!
Ou seja, quando a gente passa dos limites, o nosso corpo breca tudo (daí temos piriri, caímos, ficamos doentes, etc e tal) como se fosse uma pausa.
E pode observar que depois, com o ritmo recobrado, as coisas boas acontecem como num passe de mágica!
Bjs e amolhes, Gata!!!