BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 6 de abril de 2010

Assassinato da Língua Portuguesa


Quem convive com algum adolescente ou tem contato com algum deles sabe que entre os jovens foi criado uma nova linguagem, um dialeto que posso dizer que “assassina a língua portuguesa” o internetês.

Um dia conversando com a minha prima pelo Messenger e até com alguns dos meus sobrinhos, em uma parte da conversa não entendo absolutamente nada do que eles escrevem, então peço que por gentileza, façam a tradução” porque a linguagem usada na nossa língua portuguesa ali não existe. Não sou uma "Professora Pasquale" mas no mínimo tento escrever o português de forma adequada e no máximo posso me atrapalhar em acentos e pontuações, no demais dificilmente.

Acredito que esse novo dialeto vá mais além, porque se escrevem assim, quase todo santo dia no Messenger, Orkut, Twitter ou onde quer que seja, devem esquecer quando estão em sala de aula, ou fazendo uma prova e escrevem da mesma forma.

Escrever com algumas abreviações é normal, ainda mais quando estamos escrevendo informalmente, porem muitas vezes até eu me pego escrevendo algo na empresa para um cliente ou fornecedor e quero abreviar, mas não acho que seja de acordo com a ocasião, então naquela hora é o momento exato para apertar o back space e escrever corretamente, como manda a nossa língua portuguesa.

Uma vez assistindo um filme no canal telecine da Net percebi que a legenda era estranha, achei realmente que ocorreu um erro de digitação da legenda, porem descubro tempos depois que aquilo nada mais é do que a sessão Cyber Movie do telecine, para os usuários do mais novo dialeto brasileiro. Achei o fim ! já que estão contribuindo para a degradação da nossa Língua Portuguesa, que é tão rica.

Alguns acreditam que não há o que temer, que esse dialeto é algo passageiro e existem pessoas que apontam benefícios. Alguém poderia me dizer quais são ?

Em alguns sites encontrei algumas escritas interessantes sobre o dialeto adolescente. Leia alguns exemplos abaixo>

Ex. 1 - ”Ah e tb to mtu xatiada com uma pessoa q acabo comigu, e eu num esperava issu nunca da pessoa..mais eu continuo gostandu du mesmu jeitu desse ser q eu amo mto... Vi c sab d qm eu to falandu neh..."

Ex 2 - toh cum priguiça de fala

Ex 3 - ont nois feiz um pokinhu d bagunça em casa

Em determinados momentos achei que o dialeto seguido era a língua do mussum:
ex: tenhu novidadis...

- Dicionário internetês para português:


PQ, PK Por que ou Porque

VC, VS Você

XAU Tchau

KBÇA Cabeça

Ñ,NAUM Não

OIE OI

BJ, BJHS, BJOS, BJOK, BJÇ Beijo, Beijinhos, Beijos

BLZ, BLS Beleza

AKI, AQI Aqui

KSA Casa

Q Que

EH É

AXO Acho

HAHA, HEHE, KKK,SHUASHUAHSUAS, RSRSRSRS, OPOAKSPAOSKP Risadas

FMZ Firmeza

AG Agora

JG Jogo

HJ, OJ Hoje

D de

FLA fala

S Sim

P Para

K

T+ Até mais

9DA10 Novidades

FLW Falou

VLW Valeu

ABÇ Abraço

TD Tudo

K, Q que

LAH - Lá

TAH

SOH

XACARA Chácara

XUVAUM Chuvão

XIQUI Chique

PUBLIKANDO Publicando

KE Que

KUALKER UM Qualquer um

TROKA Troca

EO Eu

Buat → Boate

ISSU → Isso

ANU → Ano

PERTINHU → Pertinho

Fora os emotions que eles usam, alguns sei o que significa, até uso, mas a maioria nunca sei o que querem dizer, porque são tantos.

Exemplos de emotions e seus significados:

:D / =D
Risada
{{=D}}

B)
óculos escuros
{{B)}}

:)
feliz; sorriso
{{=)}}

:( / =(
triste
{{=(}}

;)
piscadela
{{;)}}

:B / =B
mostrando os dentes

:x / =X
boca fechada

:* / =*
beijo

:o / =O
cara de surpreso

:T / =T
mascando chicletes

:~(( / T.T / Y.Y / =´( / =`[ / :´{(
lágrimas

<3
coração

S2
coração

:\
decepção

Bem, dia 21 de Abril é dia de Tiradentes, que foi enforcado e depois de ler estes absurdos acima, poderíamos aproveita esta data e “ENFORCAR” a língua portuguesa de uma vez por todas, porque é muito sofrimento vê-la morrendo aos poucos.

Postadu por Diana

(K tah Ag indignada cum as 9DA10 da Língua Portuguesa, SHUASHUAHSUAS xau)

PS* Meninas, hoje é dia de comemoração - hoje faz 1 ano que postamos nosso primeiro texto no blog, ebaaaaa - PARABÉNS À TODAS ! Bjs



4 comentários:

dezinhaf@hotmail.com disse...

Di, assino embaixo e faço minhas as suas palavras. As pessoas não estão só assassinando o português, mas tb acabando com séculos de história e de cultura da nossa língua. Como professora de Língua Portuguesa eu sinto até uma dor no coração quando pego umas redações escritas assim: "mexmu, ti amu", etc. Beijos

Anônimo disse...

Bom meninas...
Eu sou uam tapada nesta liguagem...Não entendo nada...A Sophia uns dias atras veio com giria,já fui logo tirando do vocabulário dela..
Imagina ela começar a escrever assim,não sendo que é o começo da alfabetização dela
Bjs
Gabi

Andréa disse...

Meninas,
também não pertenço a esse contexto linguístico.
Adoro escrever (!!!), amo as palavras tais quais elas são.
Gosto de verbo bem conjugado, de concordância clara, de frase limpa.
Acho que sou uma nostálgica mesmo...
E justamente por ser amante das palavras, ver essa geração escrevendo assim me frustra muito porque já fui professora, e já alfabetizei muita gente.
Medo muito tudo isso...
Beijos,
Andréa

Di Valente disse...

É meninas, melhor controlar os nossos filhos....para que a língua portuguesa seja usada corretamente no futuro, ou senão até o dicionário irá mudar....rs
Bjsssss