BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 2 de março de 2010

Puro Preconceito

Por toda parte, em qualquer roda de amigos, vendo televisão, muitas vezes sem a maior percepção, cometemos um ato de preconceito.
Não acredito que você em toda sua vida, nunca tirou um barato de alguém, disse ou pensou algo que fosse preconceituoso, quem nunca fez isso na vida que atire a primeira pedra, porque eu já fiz e não nego.

Quando falo de preconceito, não falo apenas dos negros, pois ele atinge também os pobres, nordestinos, homossexuais.

Meu pai sempre teve um preconceito sobre religião. Ele como um bom italiano que é, acredita que a única religião existente é o catolicismo e rejeita todas as outras religiões, principalmente o espiritismo. No caso dele, ele mistura tudo, candomblé, umbanda, mesa branca. Pra ele tudo é a mesma coisa e repugna qualquer pessoa que tenha essa religião. Mau ele sabe que moa, alguém que vive e trabalha ao lado dele todos os dias curte muito espiritismo de mesa branca, acho que se soubesse me deserdaria (rs).
Outro tipo de preconceito da parte dele são em relação as pessoas que tem tatuagem, acho que até hoje ele não descobriu que tenho duas, porque na cabeça preconceituosa dele, quem tem tatuagem é maloqueiro, então eu sou uma e estou querendo ficar mais ainda, porque estou pensando em fazer a terceira tatuagem (rs).

O Preconceito existe é fato, mas acredito em um mundo onde as próximas gerações serão mais maleáveis, com cabeça mais aberta as mudanças, as diversidades.
E pior que o preconceito que existe em nossa mente é quando ele parte para uma agressão física, uma agressão até mesmo verbal, pois ambas ferem de alguma forma.

Existem formas de preconceito que são camufladas em ações, como por exemplo a cota para negros nas universidades, agora pergunto, se todos somos iguais para que serve cota PARA NEGROS ? O próprio nome já demonstra um preconceito tão grande. Só que está camuflado atrás de uma ação, a de gerar um benefício a uma raça que consideram desfavorecida, será que é isso que eu entendi ? Eu se fosse negra me onfenderia.

O Bonito discrimina o feio, o feio que discrimina o negro, o negro discrimina o homossexual, o homossexual discrimina o nordestino, o rico discrimina o pobre e assim por diante, mas sempre há alguma forma de discriminação.

Infelizmente o preconceito já se tornou algo tão comum , que muitas vezes não percebemos que ele existe praticamente todos os dias ao nosso redor, em nosso convívio quase diário, em algumas de nossas ações.

Cada um deve fazer sua parte e lutar contra o preconceito, aceitando as diferenças e a intolerância, porque todos independente de raça, cor e religião no final das contas, temos o mesmo objetivo, viver com dignidade.

Postado por Diana

3 comentários:

Evelyn disse...

É verdade...
Somos preconceituosos, às vezes até sem querer...

Eu acho ridiculo esse negócio de cota pra negros na universidade, até mesmo porque você precisa fazer uma prova pra entrar, você não entra pela cor da sua pele.

E sobre tatuagens, eu tenho 3 e estou pensando na quarta...

Bjos

Denise disse...

Di, que paulada hein? Pior de tudo não é o preconceito em si. É a pessoa dizer q não é preconceituosa e colocar apelidinhos nas pessoas que consideram diferentes. Tipo: "aquele escurinho", "o tatuado", "macumbeiro", "o maneta" e por ai vai. Fingir q não tem preconceito é tão feio ou pior do que assumir. Mto bom o texto! Ah, e eu preciso bater um papo com seu pai, contar umas coisinhas pra ele...kkkkkkkkk Beijos

Di Valente disse...

hahahhaha, conversar com meu pai ?
hummmm, acho melhor não hahahhahah

apesar Dê, que tenho certeza que ele sabe sim que tenho tatuagem, mas finge não ver, pq sabe que se falar algo, já toma uma raquetada hahahahahha, então, melhor ficar quietinho rsrs....

Bjsssss