BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

terça-feira, 7 de julho de 2009

Profissão Errada, Tortura Certa !


Como a tempos ouço queixas de diversas pessoas que assim como eu não gostam de suas profissões, deixo aqui esse texto de Emerson Alecrim, que é a maior das verdades.



Eu fico impressionado com a quantidade de pessoas que conheço que não gostam da sua profissão. Isso deve acontecer em todas as áreas, mas tenho a impressão de que é mais comum na computação. Na universidade em que trabalho, por exemplo, sei de umas 5 ou 6 pessoas que se encontram nessa situação. E a pergunta natural é: então, por que você escolheu esta área?

As respostas são variadas, mas a maioria responde que as expectativas de boa remuneração e rápida colocação no mercado de trabalho foram as principais influências. Mas, as coisas não são tão simples assim. Boa remuneração se acha e rápida inserção no mercado de trabalho também, mas para quem realmente tem preparo e especialização. Isso significa que a pessoa precisa estudar e trabalhar muito para conseguir o conhecimento necessário, mas ninguém consegue se dedicar tanto a um assunto que lhe causa desinteresse e, não raramente, chateação.

Somente gostando do que faz é que você conseguirá êxito. Quando você gosta, as tarefas deixam de ser um peso e tornam atividades até prazerosas. Por isso, quem fez a escolha errada tem apenas duas opções: aprenda a gostar do que faz ou pula fora o quanto antes! A primeira opção, naturalmente, é muito mais difícil, mas pode ser a saída para quem não quer perder mais tempo.

O que eu percebo nas pessoas que não gostam do seu trabalho é comum em todas elas: no início, até pela alegria de ter conseguido um emprego, há toda uma empolgação. Depois de algum tempo, o desânimo vem e ganha forças com o simples passar dos dias. No auge do desânimo, a pessoa não evolui, executa suas tarefas apenas para se livrar delas, se cansa e se estressa muito facilmente.


Esse desânimo ganha proporções ainda maiores quando a pessoa, além de trabalhar, faz algum curso superior na área. A conseqüente falta de interesse faz com que as aulas se tornem uma tortura. Sinto arrepios só de me imaginar sendo obrigado a estudar Direito, por exemplo, já que essa é uma área que não me atrai nem um pouco. Imagine, então, alguém começando a ter sintomas de rejeição no meio do curso?

Mas é mesmo no ambiente profissional que essa situação pode virar um verdadeiro desastre, pois no trabalho a pressão é real e maior. Para o funcionário é ruim, porque ele se sente forçado a fazer algo que não gosta. Para a empresa, idem, pois ela contratou uma pessoa cujo desempenho está cada vez mais comprometido.

É um erro grosseiro considerar apenas salário e colocação rápida no mercado de trabalho na hora de escolher uma profissão. Essa é uma decisão séria, que precisa ser feita com cuidado e paciência. Eu não sou nenhum especialista no assunto, portanto, posso estar completamente equivocado, mas a minha experiência diz que pessoas bem informadas, que gostam de ler quase tudo o que aparece na sua frente, que gastam algum tempo lendo livros por puro prazer, que visitam lugares variados, que olham mais ao seu redor do que para o próprio umbigo, têm grandes chances de um dia parar, abrir aquele sorriso no rosto e dizer “é isso que eu vou fazer”.


“Arrume um trabalho que lhe dê prazer, e você nunca terá que trabalhar na vida”. (Confúcio)




Postado por Diana

6 comentários:

Andréa disse...

Di,
o duro é quando você entra de cabeça numa profissão e percebe, ao longo dos anos, que nada vai mudar.
Há 12 anos, quando eu comecei a fazer assessoria de imprensa, as coisas eram infinitamente mais difíceis (e não tinha internet!!).
Valia o conhecimento, o aprendizado do dia-a-dia.
Hoje são toneladas de alunos nas faculdades de comunicação, achando que assessoria é fácil, que paga bem, que tem glamour.
Até é isso, mas... os obstáculos são inúmeros também.
Agora me diz: como disputar uma vaga com um recém-formado, que aceita ganhar um nada só pra estar alí?
Aliás, vc acredita que eu já fui considerada boa demais pra uma vaga???
Enfim... só sei que tomei algumas decisões: vou mudar de profissão e ser feliz!!
Porque salário alto é bom demais, mas paz não tem preço!!!
Bjs,
Déa

Di Valente disse...

É tão bom fazer o que se gosta.
Essa frase do confúcio realmente é perfeita.
Pq qdo fazemos algo com prazer, tudo se torna diferente aos nossos olhos.

Não importa qdo,mas com certeza vamos conseguir fazer algo que realmente gostamos nessa vida.

Bjs

Di

Gabi disse...

Realmente e bastante raro uma pessoa que acerte na escolha da profissao,fico muito feliz quando vejo uma pessoa que ama a profissao.
Eu ha 4 anos mudei de profissao,nesta nao existe faculdade,voce tem uma enorme responsabilidade e com certeza e umas das profissoes mais gratificante.O salario e muito grande,e voce recebera a cada dia.Escolhi a profissao de mae...

Denise disse...

Depois do brilhante e completo comment da Déa, só tenho uma coisa a dizer: idem! rsrs
Beijos

Di Valente disse...

A Gabi abriu meus olhos, acho que já sei qual profissão escolher a partir de agora.
Vou ser mãe kkkkk
Bjs
Di

Gabi disse...

Olha que voc^não irá se arrepender,viu....
Hoje chori muito,a Sophia acordou,me abraçou e falou que sou a melhor do mundo....chorei horrores
bjs