BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Celebrando a Vida


Hoje escreverei sobre um site que acompanhei durante quase um ano, e vale à penas vocês entrarem, é uma lição de vida. Faz a gente pensar como nós nos preocupamos com coisas tão pequenas,até os nossos problemas são pequenos.

Contarei a história de Eva Markvoort,não conheci,nunca vi mas acompanhei durante quase dois anos sua vida,e a cada dia parecia que conhecia..

Eva Markvoort tinha fibrose cística, uma doença incurável que provoca o acúmulo de muco nos pulmões. Ela narrou em um blog ("65_Redroses") a vida de uma pessoa com uma doença terminal, entre fotos engraçadas com os amigos e com a família.

Eva chegou a receber um transplante em 2007 - há um documentário, também chamado "65 Red Roses", exibido internacionalmente, que fala de sua história, da doença e do transplante - mas menos de dois anos depois seu corpo começou a rejeitar o órgão. Após o documentário - que também foi premiado - ser veiculado, o número de doadores de órgãos aumentou consideravelmente, de acordo com artigo no jornal Vancouver Sun.
E até o fim ela lutou para informar as pessoas sobre a doença e a importância da doação de órgãos. Recebeu inclusive prêmios, entre eles o Summerhayes Award 2010, da Fundação Canadense para a Fibrose Cística no Canadá.

Eva Markvoort começou seu blog em 2006. Sozinha no quarto - os portadores de fibrose cística ficavam isolados por causa da infecção - ela começou a conversar online com outros pacientes. Quando estava muito frágil, ela ditava para que algum amigo ou familiar escrevesse. "A atividade online, o retorno que ela recebia tudo se tornou um foco muito importante para ela", disse sua mãe Janet Brine.
O blog se chama "65_RedRoses" porque, quando criança, Eva não conseguia pronunciar o nome certo da doença (em inglês "cystic fibrosis"). Então fez um trocadilho com 65 ("sixty five", em inglês) e adicionou "red roses" (vermelha era sua cor predileta, e rosa sua flor preferida).

Nos últimos dois anos, o blog conectou-a a mais de um milhão de internautas do mundo todo. O vídeo em que ela aparecia cercada pela família, dizendo estar perto de morrer (gravado cerca de um mês antes da morte), atraiu imediatamente mais de 150 mil page views, e dezenas de milhares nos dias seguintes.

Mas para além da dor, do desconforto e da doença, o tema recorrente do blog era o amor. No vídeo em que fala sobre a morte iminente, ela diz: "Acho que sou muito afortunada, porque eu amei mais do que vocês poderiam pensar, mais do que vocês poderiam imaginar. Então, eu estou comemorando isso: celebrando minha vida".
A menina cresceu em um subúrbio de Vancouver, no Canadá. Gostava de moda e chegou a freqüentar a Universidade de Victoria. Usava os cabelos vermelhos e queria ser atriz, mas a doença impediu a continuação da carreira. "Eva encontrou outras maneiras de utilizar essa veia artística, como escrever o blog, por exemplo,", afirmou a mãe.

A triste realidade das últimas seis semanas era exposta em seu blog, em posto que falassem de "episódios de horas ofegantes, ondas de náuseas e falta de sono". "Eu estou me afogando nas medicações", ditou ela para que a irmã escrevesse no dia 25 de março último. "Não consigo respirar".
"Este é o fim da minha vida, mas não é o fim do meu amor", disse. Eva Dien Brine Markvoort morreu na manhã de 27 de março, aos 25 anos.
Ela se formou em artes, recebeu seu diploma num quarto de hospital. Mas também participou de momentos maravilhosos,tentou ser atriz,mesmo sabendo que estava no seu estados terminal,ela não se entregou.

Eva Dien Salmoura Markvoort... Que vida! Ela viveu com paixão, com efeito, e morreu no sábado, 27 de março. Ela deixou um legado de amor e fez a diferença na vida de milhares de pessoas, tanto em sua vida pessoal e em sua comunidade online. Vida de Eva, quase 26 longos anos, foi definida por seus desafios relacionados com a fibrose cística. Ela sabia como viver para o momento e sua personalidade magnética atraiu pessoas em cada turno. Eva tomou nada como garantido, e ela não teve tempo de queixa. Sua vida foi cheia de momentos vibrantes e ela apreciou todos os aspectos da beleza do seu entorno, constantemente ajustando as limitações apresentadas pela sua saúde. Eva preenchida todos os quartos, ela entrou, ela se engajado no presente e ela aprendeu a transformar as situações mais desafiadoras em experiências positivas. Ela era uma força. Eva tem enriquecido a vida de seus pais, Janet salmoura e Bill Markvoort, os irmãos Annie e Hunter, sua família amorosa prolongada das tias, tios e primos, e seu time querido corem '. Eva família exprime a sua gratidão pelo apoio tremendo fornecidas por amigos, familiares, vizinhos, colegas, a equipe médica e a comunidade online Eva's.
Blog:http://65redroses.livejournal.com
Postado por Gabriela

1 comentários:

Di Valente disse...

Oi Gabi
Realmente uma gde lição de vida.
Bjssss